Antes de começar a colocar as mãos na massa é importante analisar e se preparar para o caminho que o fato de empreender irá lhe proporcionar.
Para isso a melhor e mais segura forma de começar é através do Plano de Negócio.
Mas Azure o que empreender tem a ver com isso ???
Calma, que iremos explicar… Plano de negócio nada mais é que um mapa que levará até o seu objetivo de uma forma mais segura. Para que isso ocorra é necessário que ele seja feito firmado em cima de 4 pilares, sendo eles: Estratégico, Mercadológica, Operacional e Financeira.
No entanto, não será o suficiente para ter um negócio de sucesso, pois ele não deve ser um amontoado de ideias. Para obter êxito é necessário realizar análise de mercado que irá iluminar seu momento de criar o empreendimento e nicho que deseja seguir.
A importância do plano de negócio no empreendedorismo
Imagine que você tem X valor para construir sua casa dos sonhos para que você a comece é necessário analisar, estudar o local que será a construção, realizar o acompanhamento da obra para que não gaste além do seu orçamento, certo ?
Sem o planejamento adequado a sua construção dos sonhos fica inacabada e pior, podendo gerar dívidas que podem atrapalhar as outras áreas da sua vida. E é aí que o planejamento entra, com ele evitamos diversos transtornos, perda de dinheiro e tempo, para que não se torne um pesadelo.
Contudo, empreender não é diferente, para isso é necessário estudar os cenários favoráveis e não favoráveis, pois somente através do estudo você adquirirá segurança para enfrentar as diversidades que surgirão.
Como montar um plano de negócios para empreender
Agora que você já captou a importância do plano de negócios, está na hora de colocar em prática sua montagem. Será dividida em etapas para ficar tudo bem definido e explicado, além de um mapa até o seu objetivo ele pode ser usado para conseguir investimentos futuramente.
Uma ótima maneira de fazer um Plano de Negócios mais funcional é seguir o modelo Canvas que é um aplicativo gratuito do Sebrae. Nele você pode fazer a separação em um organograma e conectando a estratégia que será utilizada no mercado, através da forma operacional e como impactará o setor financeiro da sua empresa.
O público alvo do empreendedor
Cada negócio possui um público com características diferentes, gênero, raça, cultura e a idade que pode definir como será o futuro do seu negócio. Por isso, pesquise sobre o seu público alvo e o segmente para que você possa entender suas necessidades para que seu empreendimento tenha um produto atrativo e inovador.
Networking
Empreender é conhecer pessoas!
Mas Azure como irei conhecer pessoas se estou começando a empreender agora ?
Devemos lembrar que começar a empreender não significa ter os contatos mais incríveis desde o início do seu negócio, mas sim, que as pessoas que estão ao nosso redor podem ser aquelas que apostarão em suas ideias.
O dia a dia pode ser o contato certo que o levará a um novo estágio.
Networking, nada mais é que conhecer pessoas e mostrar o que você sabe fazer de melhor e consequentemente começa a criar uma teia de contatos.
Fale do seu negócio
Você é a pessoa que melhor conhece o seu empreendimento, não tenha medo de perguntar o que as pessoas acham, assim consegue identificar o seu público e as melhorias para negócio.
Pesquisas são importantes. Ler é importante. Mas nada melhor que conhecer as necessidades do seu futuro cliente. Isso vale para quando começar a vender o seu produto, porque depois de identificar o que o mercado quer, será a hora de mostrar que o SEU produto é a melhor opção.
Se interesse por marketing
Essa etapa é fundamental para que sua empresa tenha a adesão de sucesso que deseja, para isso é necessário pensar sempre como um marketeiro.
Já que o público alvo pode estar em constante mudança e deve estar antenado para se comunicar com ele.
Assim, um diferencial para o seu empreendimento é aplicar os 4P’s. Um famoso conceito do Marketing, que consiste em:
- Produto
- Preço
- Promoção
- Praça
Saiba mais aqui.
Portanto, você consegue manter o seu nicho atualizado e identificar a necessidade do mercado. Não é uma tarefa fácil, mas quanto mais segmentado mais fácil ficará para comunicar com o seu público alvo.
Lembre-se, empreender é importante, mas planejar é fundamental!
Venha conhecer quem somos nós e como aplicamos os 4 P’s em nossa empresa!
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